segunda-feira, 29 de junho de 2009

A escolha do time

Nasci em Belo Horizonte, fui criado em Belo Horizonte.

Sou botafoguense.

Eu não entendo que afronta social eu faço ao fazer isso, mas devo fazer alguma, pelo menos pelo que vejo na cara de todo mundo quando ouvem minha resposta para famosa frase “Que time cê torce?” perguntado bem mineiramente. Eu sempre respondo, de modo mineiro também, “Uai, pro Botafogo, uai”.

A partir desse ponto temos o primeiro problema, a outra pessoa, em geral, se sente ofendida e quer saber o motivo de eu tê-la ofendido, e pergunta a razão pela qual eu fiz essa escolha. Para começar eu tento sempre mostrar para a outra pessoa que não se trata de escolha, e pergunto o motivo pelo qual ela escolheu o time dela.

Está criado o segundo problema, eu ainda acredito que futebol é movido a paixão, mas muitas, se não a maioria, das pessoas de hoje, acreditam em uma escolha racional baseada em uma tentativa de agradar ou desagradar os pais, ou mesmo escolha por times que ganhem mais títulos.Com as pessoas que ainda acreditam que o time que escolhe o torcedor eu consigo resolver o problema mais fácil, para os outros, eu tenho que explicar que eu já torcia para o Botafogo desde os 5 anos, e que então foi uma decisão tomada na minha vida em um momento em que a racionalidade não pode ser muito requisitada.

FOOOOOOOOOOOGOOOOOOOOO!!!

Alguém quer uma lanterna? Passo ela para frente sem cobrar nada

Nenhum comentário: